Renault Experience
Renault Experience
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

IDEAÇÃO: Como ter uma ideia de negócio?

IDEAÇÃO: Como ter uma ideia de negócio?
Renault Experience
abr. 14 - 3 min de leitura
000

Saber o que fazer e por onde começar a empreender é sempre um desafio a ser destravado. A ideia de construir, no mundo das startups, é algo que não vale nada até ser executado. Por isso é importante ter muitas ideias, um bom planejamento e execução para sair na frente: não existe fórmula secreta de como fazer esse bolo. Apenas faça!

A fase de ideação é bem importante e necessária para toda boa ideia evoluir, se conseguir contar com mentes diversas, mentores, isso acaba trazendo diferentes insights, e é aí que mora a inovação. Steven Johnson é o autor do livro “De onde vêm as boas ideias”, uma leitura que ilustra que as ideias e criatividade são necessária para começar e que cada novo input, novas experiências ou o simples fato de se conectar com algo ou alguém já te ajuda a destravar as suas ideias. Nada se cria tudo evolui a medida que exploramos as ideias e damos significados e sentido à elas.

Assista aqui o seu vídeo TED:

Se não existe fórmula mágica, como pensamos fora da caixa?

Vamos lá para as dicas de como colocar em prática as suas ideias:


1. Tome nota de todos os seus insights

Tenha uma caderneta para anotar todos os seus pensamentos, as ideias vêm e vão. É importante anotar e depois refletir com profundidade a origem deste pensamento. 

2. Faça networking

Trocar ideias e discutir com amigos, colegas e pessoas diferentes podem refinar o seu pensamento e validar as suas ideias. As conexões e experiências são espontâneas assim como as ideias.

3. Não existe ideia ruim no processo de ideação

As ideias mais extraordinárias e absurda surgem de um pequeno insight que às vezes julgamos e não damos importância. Então neste processo é importante não haver julgamento, críticas durante o brainstorm, a quantidade de ideias é melhor que a qualidade. Todos os insights de ideias são bem vindas!

4. Comece pelo problemas que você gostaria de resolver

O processo tem mais valor que o produto em si. Então pensei em como você pode resolver algum desafio na sua cidade, no seu país e no mundo: comece destrinchando as ideias > ex.: problema de logística de entregas que não chega em muitas regiões, como você resolveria este problema? 

5. Processos e propósito são importantes

Tem muitas ferramentas e metodologias que você pode explorar para mapear e dar significado às ideias.  Simon Sinek, autor do famoso livro “Por quê? Como grandes líderes inspiram ação”, deixou claro que começar pelo “por quê” desenvolve impacto e valor para as ideias. O Golden Circle (círculo dourado) pode ser uma ferramenta importante na cocriação de ideias para dar significado, impacto e sentido para o que se deseja construir: Comece pelo Por quê (Why) > Como você vai fazer isso? (How) > O quê você gostaria de fazer? (What)

Resumimos 5 pontos importantes para você construir e dar significado para as suas ideias.

Para finalizar com o pensamento  “o acaso favorece a mente conectada”, arrisque-se ao pensar e sonhar grande para resolver problemas reais e construir negócios que as pessoas realmente precisam.

Prepare os postit's, canetões e folhas em branco e libere a sua criatividade.

Leia mais: Empreenda dentro da sua universidade.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você